Encontra-se em grande visibilidade midiática a Hemorragia Subaracnoide (HSA) Aneurismática e levando a temática para o âmbito acadêmico e discursivo, elenca-se um artigo de revisão, publicado na Revista Brazilian Neurosurgery, sobre o uso da Angiotomografia Computadorizada na HSA.
Angiotomografia computadorizada (ATC) ganhou popularidade como exame de imagem inicial na hemorragia subaracnoide (HSA). O presente estudo é uma análise retrospectiva, descritiva e observacional, que avaliou 59 pacientes com HSA aneurismática. Todos foram submetidos à clipagem microcirúrgica apenas com base na ATC e o seguimento foi realizado com avaliação por meio de angiografia digital (AD).
Em 27% dos pacientes encontramos múltiplos aneurismas na ATC e 10% tinham outros diferentes aneurismas diagnosticados pela AD. O intervalo entre ATC e o tratamento cirúrgico variou de 0–4 dias. AD pós-operatória mostrou 24% dos pacientes com colo residual.
A detecção de pequenos aneurismas não rotos em pacientes com múltiplos aneurismas e colo residual pós clipagem cirúrgica continuam a ser um problema quando a ATC é realizada isoladamente. No entanto, as vantagens da ATC incluem sua rapidez, menor invasão e custo, o que nos permite realizar o tratamento cirúrgico de aneurismas rotos apenas com os achados da ATC de boa qualidade.
Fonte:http://portalsbn.org/ (Artigo na íntegra)